Gal Gadot fala sobre MM84 e o futuro do cinema no podcast da Variety e iHeart

  • 23 de dezembro de 2020

Gal Gadot participou do podcast da Variety e iHeart, The Big Ticket, lançado hoje. Durante uma ótima conversa com Mark Malkin, a atriz falou sobre seu novo filme, Mulher-Maravilha 1984, se lembrou de como o trabalho físico e constante de gravações, somado a uma gravidez, em 2017, resultou em uma hérnia e falou do famigerado corte de Zack Snyder de Liga da Justiça, bem como as investigações que foram feitas sobre o diretor Joss Whedon.

Confira a tradução da conversa a seguir.

Gal Gadot realmente é a Mulher-Maravilha. Ela não apenas sofreu ferimentos no pescoço e no ombro durante as filmagens de Mulher-Maravilha 1984, mas disse que o primeiro filme também a levou à sala de cirurgia.

Durante toda a divulgação de seis semanas de Mulher-Maravilha, Gadot disse que ela teve uma hérnia nas costas, algo que os médicos atribuíram a uma combinação de seu trabalho de ação e estar grávida após filmar Mulher-Maravilha e Liga da Justiça.

Eu não conseguia sentar. Eu só conseguia ficar deitada ou em pé“, diz Gadot. “Se você olhar para a época, estou sempre de pé. Quando o filme finalmente estreou em junho, eu estava no centro cirúrgico consertando minhas costas.

Mas Gadot não está reclamando. “É o que é“, ela diz no episódio desta semana do podcast Variety e iHeart “The Big Ticket”. “É um papel muito físico, como se a fisicalidade fosse outro personagem que eu tenho que interpretar. Mas tem seu preço.”

Mulher-Maravilha 1984, que será lançado nos cinemas e na HBO Max no dia de Natal, reúne Gadot com Chris Pine e também a diretora e co-roteirista Patty Jenkins. Pedro Pascal se junta à franquia como o vilão Maxwell Lord, assim como Kristen Wiig como a antropóloga nerd Barbara Minerva, que se transforma em outra inimiga da Mulher-Maravilha chamada Mulher-Leopardo.

Você está feliz que as pessoas finalmente verão Mulher-Maravilha 1984?
Super entusiasmada. Filmamos ele em 2018 e o filme estava pronto para ser compartilhado há quase um ano e continuamos adiando e adiando por causa da COVID. E o fato de que vamos compartilha-lo com todos agora para o período de festas é a melhor sensação.

Este é um filme político?
Não, não acho que seja um filme político. Acho que há alguns elementos políticos apenas porque é a natureza do mundo e estamos lidando com alguns assuntos que podem ser facilmente ligados à política. Mas o filme não é sobre política. O filme é sobre algo muito mais simples. É sobre a verdade e o poder da verdade e esperança.

Qual é sua reação ao ouvir as pessoas dizerem que Maxwell Lord é Donald Trump? Até mesmo uma de suas falas é “Eu não sou um vigarista. Eu sou uma personalidade da televisão e um empresário.” Como podemos não pensar que é o Trump?
É interessante, porque quando filmamos, não pensamos muito nisso até chegarmos à Casa Branca. E daí pensamos, “Hmm.” Maxwell Lord tem tantas versões diferentes nos quadrinhos. E eu acho que Patty, Dave [Callaham] e Geoff [Johns] – os roteiristas – realmente pegaram a personalidade de Gordon Gekko. A coisa com o Maxwell Lord em nosso filme, ao contrário dos quadrinhos, é que ele é mais complexo porque não é apenas um vilão do mal. Ele é uma pessoa normal que quer ser todas essas coisas que você veria na TV. Eu sei pelo Pedro, enquanto estávamos rodando o filme, que a certa altura ele só focou no roteiro e no que estava lá. E junto com a Patty, eles acabaram criando esse personagem. Mas nunca tentamos imitar ninguém. Nunca tentamos imitar o Trump nem nada.

A mensagem do filme realmente poderia ser: cuidado com o que deseja.
É disso que se trata de verdade. Antes do roteiro ser escrito, Patty e eu já discutíamos a história desse filme, enquanto estávamos filmando o primeiro Mulher-Maravilha, em 2016. Antes de sabermos de qualquer coisa. Sentimos que a saga da Mulher-Maravilha deveria ser como a Bíblia. O primeiro capítulo foi sobre o amor e o nascimento de um herói. E quando discutimos o enredo do segundo, já sabíamos que o mundo estava indo para um lugar escuro. Queríamos tocar nisso… E eu acho que nos últimos anos, a verdade e notícias falsas e todas essas questões têm sido uma batata quente, um assunto quente. Queríamos tocar em “Quando que é demais? Quando estamos simplesmente querendo mais e não estamos pensando em qual é o custo do nosso desejo?

Agora tenho que falar com você sobre os anos 1980, porque sou uma criança dessa época. Percebi que eles não colocaram você em muitas roupas do estilo de 1980. Você usava calças de cintura alta e ombreiras, mas Kristen Wiig usou todo aquele traje de aeróbica.
Sentimos que Diana deveria sempre parecer atemporal. Queríamos que ela tivesse uma aparência atemporal e elegante, mas que parecesse que ela está nos anos 1980. Fomos muito precisos sobre sua aparência.

O quanto você riu toda vez que Chris colocou uma das roupas dele?
Ele amou. Ele é o único que pode ficar bem nesse visual, honestamente. Mas na vida real, ele na verdade comprou a sua própria pochete e costumava andar de bicicleta pelos sets ou locações, onde quer que estivéssemos, e vinha nos visitar. E ele parecia completamente com alguém dos anos 1980. Ele amou toda a moda e o estilo.

Quando foi que você descobriu que a Warner Bros. queria colocar o filme na HBO Max e nos cinemas simultaneamente?
Algumas semanas antes de anunciarmos. Não foi uma decisão fácil, mas começamos a discutir isso algumas semanas antes do anúncio.

Você ficou surpresa quando a Warner Bros. anunciou que todos os projetos de 2021 iriam para a HBO Max? Pessoas como Christopher Nolan não ficaram felizes e disseram que os cineastas não estavam sendo tratados com justiça.
Eles estão certos. A discussão que tivemos foi pessoal apenas sobre nosso projeto. Fiquei surpresa com o anúncio também.

Eu sei que é para ser um plano de apenas um ano, mas você acha que as pessoas vão se acostumar a assistirem filmes em suas salas de estar? Isso vai prejudicar aos cinemas?
Lembro-me de quando a música se tornou superacessível do Spotify e na Apple e tudo mais, todo mundo se preocupou com o que isso faria com os shows e tudo mais? Sempre que há um bom show de um artista que amo, prefiro ir. Não há nada que possa substituir a experiência de estar lá ao vivo e ouvi-lo no volume certo, com a atmosfera e todas as pessoas na plateia. Então, é assim que eu me sinto em relação aos cinéfilos também… Acho que as pessoas ainda querem ter o evento de 360º completo de curtir um filme no cinema. Estou convencida de que, assim que a pandemia acabar, os cinemas estarão de volta. Só espero que eles tenham a capacidade de sobreviver até que isso aconteça.

Quando você começa a filmar Mulher-Maravilha 3?
Eu não sei. Não falamos sobre isso ainda. Não temos ideia. Nunca se sabe. Adoraria fazer outro se a história for ótima e com a Patty, é claro. Mas eu não sei. Teremos que esperar para ver.

Bem, queremos ver um terceiro filme!
Eu quero ver um terceiro filme, ter um bom encerramento, uma trilogia.

Você está empolgada com o fato de o mundo ver a versão de Zack Snyder de Liga da Justiça?
Estou muito animada. Estou muito feliz por ele ter tido a oportunidade de mostrar sua própria versão do filme. Estou super animada e mal posso esperar para assistir.

Você teve que voltar para alguma das refilmagens?
Não, minha parte estava boa.

A WarnerMedia anunciou que concluiu uma investigação sobre Liga da Justiça. Você fez parte dessa investigação?
Sim, eu fiz.

E você está feliz com a “ação corretiva” que eles tomaram, apesar de ninguém saber o que isso significa?
Eu também não sei o que isso significa. Eu sei que eles fizeram uma investigação muito completa, principalmente pelo tempo que passei com eles. E sim, estou curiosa para saber qual será o resultado.

Agora vamos falar sobre Red Notice com Ryan Reynolds e Dwayne Johnson. Eles são grandes piadistas e brincalhões. O que eles fizeram com você?
É engraçado porque começamos o filme acho que em janeiro deste ano. Filmamos por algumas semanas e então a COVID apareceu e paramos tudo. Então, quando voltamos em agosto ou setembro, era um ambiente muito diferente para se trabalhar. Eles são os melhores e eu os adoro e adoro trabalhar com eles, mas toda a equipe teve que ser sequestrada e teve que ficar longe de suas famílias. E a atmosfera no set é sempre cheia de tensão, porque as pessoas estão muito preocupadas com a COVID e todos parecem astronautas, porque estão usando todos os EPIs. Portanto, nós nos divertimos muito trabalhando no filme, mas não aprontamos. Sentimos que não havia espaço para ser muito brincalhões, porque o momento era sério. Mas estou muito feliz por conseguimos terminar o filme. É uma sensação estranha de se ter: começar a gravar um filme e aí parar por oito meses. Estou feliz por termos terminado e por ter feito este filme com eles, porque são os melhores.

Há muita ação?
Há bastante ação.

Quanto a sua vida no exército te preparou para todo esse trabalho de ação?
Na verdade, não preparou. Pode-se pensar que a vida militar é como você pensaria que é. Mas, honestamente, acho que mais do que tudo, o fato de ter sido dançarina por 20 anos antes disso é o que me ajuda com todo o trabalho de dublê. Porque trata-se de aprender as coreografias e o tempo, é tudo sobre o movimento. Então, acho que isso é algo que realmente me ajudou.

Esta entrevista foi editada e condensada. Você pode ouvir a entrevista completa no The Big Ticket, no iHeartRadio, ou onde quer que você ouça seus podcasts favoritos.