Elle: Gal Gadot não tem medo de encarar as injustiças da indústria

  • 18 de outubro de 2021

Gal Gadot é a capa e recheio da edição de novembro da revista estadunidense Elle que homenageia as mulheres resilientes e corajosas de Hollywood. Leia a matéria publicada no site da revista traduzida a seguir.

Ela é mais conhecida por interpretar uma heroína que pode se teletransportar e voar. Mas o maior superpoder da estrela é sua disposição para defender – ela mesma e os outros

Gal Gadot insiste que não gosta de conflitos. Odeia, na verdade. Embora ela já tivesse fantasiado se tornar um “tipo completo de Ally McBeal“, ela deixou a faculdade de direito depois de apenas um ano. “A ideia agora de eu ser uma advogada“, ela diz, sua mente cheia de visões de monólogos de tribunal e terninhos com saias, “lidando com conflitos o tempo todo, não é para mim“.

É difícil conciliar isso com sua imagem de heroína de ação de Hollywood. Seja laçando bandidos como a Mulher-Maravilha ou, em seu novo filme Alerta Vermelho, segurando um dispositivo de eletrocução tão casualmente quanto se segura uma bolsinha Jacquemus, ela não parece exatamente temer contratempos na tela. (Em termos de acrobacias, ela diz: “Eu faço tudo o que o seguro me permite fazer.“) Mas fora da tela, Gadot é vista como quase sobrenaturalmente discreta, imitando sua observação de olhos arregalados em seus primeiros dias de atuação: “‘E você é paga para isso? Ooh, estou dentro. Tô dentro.’

Se ao menos fosse tão fácil. Depois de ser escalada para o Velozes & Furiosos de 2009, ela continuou fazendo testes até “me cansar de tentar“, ela diz. Quando ela quase desistiu, ela conseguiu o papel de Mulher-Maravilha. Quando criança em Israel, Gadot era muito nova para assistir à versão da TV de Lynda Carter; ela descreve sua infância como “[não] grande fã de quadrinhos“. Mas ela sabia que um filme de super-heroína liderado por uma mulher seria um divisor de águas. Um sucesso de bilheteria focado na personagem estava “atrasado”, ela diz. “As pessoas desejavam a história dela.” Para o primeiro filme, seu salário foi de meros (para os padrões de Hollywood) US$ 300.000. Na época, “Fiquei extremamente grata. Essa foi a minha grande chance.” Daí, o filme arrecadou mais de US$ 800 milhões. Quando a sequência, Mulher-Maravilha 1984, surgiu, “se você olhar para isso como um jogo de cartas, minha mão melhorou. Eu estava disposta a deixar a peteca cair e não fazê-lo se não fosse paga de forma justa.” Ela ganhou 30 vezes mais esse salário para a sequência. Dada sua aversão ao conflito, ela estava com medo de jogar duro? “Não, porque quando sou justa, também estou certa.

Outro exemplo de sua justiça e retidão: falar sobre os maus-tratos de Joss Whedon no set da Liga da Justiça. (Uma matéria do Hollywood Reporter alegou que Whedon abusou verbalmente de Gadot, quando ela compartilhou preocupações sobre sua personagem e diálogo. Whedon se recusou a comentar sobre a história. Embora suas observações no set não tenham sido tornadas públicas, Gadot disse na TV israelense, em maio, que Whedon “meio que ameaçou minha carreira e disse que se eu fizesse algo, ele tornaria minha carreira miserável“.) Questionada sobre sua reação inicial a esses comentários, ela disse: “Oh, eu estava pronta para tomar uma atitude assim isso que aconteceu. E devo dizer que os chefes da Warner Brothers, eles cuidaram disso…Voltando ao senso de justiça que tenho… você fica tonto, porque não acredita que te disseram isso. E se ele diz isso para mim, então obviamente diz para muitas outras pessoas. Eu apenas fiz o que achei que tinha que fazer. E foi dizer às pessoas que não era certo.

“Acho que teria feito a mesma coisa, se fosse um homem. Ele teria me dito o que disse se eu fosse um homem? Não sei. Nunca saberemos. Mas meu senso de justiça é muito forte. Eu fiquei chocada com a maneira que ele falou comigo. Mas que seja, já foi. São águas passadas.” Sua amiga e co-estrela de Mulher-Maravilha 1984, Kristen Wiig, observa que Gadot não tem medo de se defender. “Quando é preciso assumir esta função, ela é muito clara sobre o que é certo. As pessoas que pensam que ela é apenas um rosto bonito estão totalmente erradas.

Em Alerta Vermelho, ela dá uma pausa na heroína para interpretar uma ladra de arte que “não é um boazinha. Suas intenções não são puras como algumas outras personagens que interpreto.” O papel exigia que ela enfrentasse Dwayne “The Rock” Johnson. (“Ele é uma rocha gigantesca com o coração mais mole e doce“, ela murmura. “É como manteiga por dentro.“) Seu colega de elenco Ryan Reynolds confirma: “Ela pode ir cara a cara com praticamente qualquer pessoa, até mesmo uma montanha coberta de pele como Dwayne Johnson.” O papel também proporciona a ela alguns momentos cômicos. “Gal é incrivelmente adepta da comédia“, diz Reynolds. “Ela pode fazer algo grande, quando precisa; ela pode recuar, quando precisa.” Ela também está alongando seus músculos do drama de época com a mais recente adaptação de Kenneth Branagh para Agatha Christie, Morte no Nilo. (Informação curiosa sobre Gal Gadot: ela é uma grande fã de Christie.)

Agora que ela laçou Hollywood, Gadot está focada em seus projetos de paixão. Por meio de sua produtora, Pilot Wave (que ela fundou com seu marido, Jaron Varsano), ela está desenvolvendo um filme de Cleópatra. A famosa governante foi um “ícone” para ela, quando era criança, crescendo no Oriente Médio. Embora dificilmente seja a primeira tentativa de Hollywood de retratar Cleópatra, “sua história precisa ser contada de uma maneira diferente, da maneira real, celebrando quem ela era.” Ela também está produzindo e estrelando uma minissérie sobre Hedy Lamarr para a AppleTV + que explorará o papel menos conhecido da estrela da antiga Hollywood como inventora. Em uma época em que “as mulheres não tinham permissão para usar calças… ela não só usava calças, mas inventava coisas.” Linda, brilhante, subestimada por sua própria conta e risco? Parece a maior heroína de Gal Gadot.

Cabelo por Renato Campora para Fekkai; Maquiagem por Sabrina Bedrani para a Dior Beauty; Manicure por Shigeko Taylor para a Dior Vernis; Produzida por Jonathan Bossle na Tightrope Production.

A sessão fotográfica de Gal Gadot com o fotógrafo Greg Williams pode ser conferida em nossa galeria através dos links abaixo.

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