No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Gal Gadot relembra de seu avô
- 31 de janeiro de 2023
- Notícias
No último Dia Internacional da Lembrança do Holocausto (27 de janeiro), Gal Gadot compartilhou uma imagem de um projeto diferente, mas muito importante. Na imagem, a atriz estava gravando o áudio para o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polônia, e ainda contou uma história bastante pessoal sobre o local.
“Hoje é o dia Internacional [da Lembrança] do Holocausto. Um tempo atrás, tive a honra de narrar um curta para os visitantes do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau.
Esse é o mesmo campo de concentração do qual meu avô quase não sobreviveu… De pé, na cabine de gravação, contando as história inacreditáveis e insuportáveis, pensei em meu Saba,” Gal Gadot disse, usando a palavra hebraica para avô, “e me perguntei se ele poderia imaginar sua própria neta contando essas histórias, em hebraico, para o mundo ouvir. Esta foi uma das experiências mais emocionantes e poderosas da minha vida e sou grata pela oportunidade de fazer parte de uma causa tão importante e fechar o ciclo com minha própria história pessoal de família. Sinto sua falta, Saba.”
Os israelenses que visitarem Auschwitz-Birkenau poderão ouvir, da voz de Gal Gadot, as histórias daqueles que sofreram e sobreviveram às atrocidades do campo de concentração. Não só Gal Gadot é neta de um sobrevivente deste campo de concentração, mas ela também é uma das judias mais famosas do mundo.
Esta não é a primeira vez que Gal Gadot compartilha a história de seu avô materno, chamando a atenção para que pensamentos nazistas não sejam repetidos e disseminados. Em 2020, a atriz compartilhou uma imagem que seu avô usando o uniforme do campo de concentração que ele foi forçado a usar quando era adolescente, “Ele perdeu sua família inteira, porque eles eram da “raça errada” na opinião de outra pessoa e, milagrosamente, evitou sua própria morte prematura 9 vezes (!!!). Sinto sua falta, Saba. Muito. Seu legado está sempre conosco… seu amor pela vida e por todas as pessoas… sua capacidade de perdoar e ver o bem em tudo. Você era maior que a vida e faz muita falta. #DiaDeRelembrarOHolocausto #SobreviventedoHolocausto”
O avô de Gal Gadot faleceu em 2014.
Um dos projetos no futuro de Gal Gadot é recontar a história de Irena Sendler, uma assistente social de Varsóvia que conseguiu resgatar mais de 2500 crianças judias na Polônia, durante o holocausto.
Que a gente sempre se lembre e nunca se esqueça.
- Notícia anterior: A série israelense que disse ‘não’ para Gal Gadot: ‘Mesudarim’
- Próxima notícia: Para a Semana de Moda de Paris, Gal Gadot se arrumou com produtos Dior