No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Gal Gadot relembra de seu avô

No último Dia Internacional da Lembrança do Holocausto (27 de janeiro), Gal Gadot compartilhou uma imagem de um projeto diferente, mas muito importante. Na imagem, a atriz estava gravando o áudio para o Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau, localizado na Polônia, e ainda contou uma história bastante pessoal sobre o local.

Hoje é o dia Internacional [da Lembrança] do Holocausto. Um tempo atrás, tive a honra de narrar um curta para os visitantes do Memorial e Museu de Auschwitz-Birkenau.
Esse é o mesmo campo de concentração do qual meu avô quase não sobreviveu… De pé, na cabine de gravação, contando as história inacreditáveis e insuportáveis, pensei em meu Saba,” Gal Gadot disse, usando a palavra hebraica para avô, “e me perguntei se ele poderia imaginar sua própria neta contando essas histórias, em hebraico, para o mundo ouvir. Esta foi uma das experiências mais emocionantes e poderosas da minha vida e sou grata pela oportunidade de fazer parte de uma causa tão importante e fechar o ciclo com minha própria história pessoal de família. Sinto sua falta, Saba.

Os israelenses que visitarem Auschwitz-Birkenau poderão ouvir, da voz de Gal Gadot, as histórias daqueles que sofreram e sobreviveram às atrocidades do campo de concentração. Não só Gal Gadot é neta de um sobrevivente deste campo de concentração, mas ela também é uma das judias mais famosas do mundo.

Esta não é a primeira vez que Gal Gadot compartilha a história de seu avô materno, chamando a atenção para que pensamentos nazistas não sejam repetidos e disseminados. Em 2020, a atriz compartilhou uma imagem que seu avô usando o uniforme do campo de concentração que ele foi forçado a usar quando era adolescente, “Ele perdeu sua família inteira, porque eles eram da “raça errada” na opinião de outra pessoa e, milagrosamente, evitou sua própria morte prematura 9 vezes (!!!). Sinto sua falta, Saba. Muito. Seu legado está sempre conosco… seu amor pela vida e por todas as pessoas… sua capacidade de perdoar e ver o bem em tudo. Você era maior que a vida e faz muita falta. #DiaDeRelembrarOHolocausto #SobreviventedoHolocausto

O avô de Gal Gadot faleceu em 2014.

Um dos projetos no futuro de Gal Gadot é recontar a história de Irena Sendler, uma assistente social de Varsóvia que conseguiu resgatar mais de 2500 crianças judias na Polônia, durante o holocausto.

Que a gente sempre se lembre e nunca se esqueça.